3 de março de 2012

Temperatura ambiente adequada ao estudo


A primeira qualidade de uma calefação ou de uma climatização é promover uma temperatura artificial dentro de um lugar fechado. 
Se trata de canalizar e distribuir os efeitos da maneira mais conveniente de uma fonte de energia, quente ou fria.
Como o clima em muitos lugares requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente.
Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.
A temperatura mínima ideal para o corpo humano é da ordem de 18 graus C. Abaixo desta temperatura, o corpo deve defender-se contra uma perda exagerada de seu próprio calor, que se traduz em uma sensação de frio, tanto maior quanto a temperatura do ambiente vai baixando.
O frio excessivo resulta em um mal estar, incomodo e falta de conforto.
No ambiente de trabalho: Há uma correlação entre a produtividade duma pessoa activa e a temperatura do ambiente que a rodeia. Um ambiente demasiado quente, demasiado frio ou demasiado húmido não contribui de forma alguma para uma maior eficiência no trabalho.

Grafico

O gráfico ilustra esta correlação. A produtividade começa a baixar perto dos 22°C enquanto que, acima dos 26°C, decresce drasticamente. Por isso é que é tão importante controlar a temperatura.
grafico de temperatura
É importante não esquecer que ao falar de "temperatura produtiva" também levamos em conta os níveis de humidade. De fato, a sensação de bem estar requererá distinta ambientação climática em uma sala de estar, em um dormitório ou em um banheiro.
fonte: daikin

Temperaturas mínimas aconselháveis

Salas de banho: 22 graus Celsius
Sala de estar: 20 graus Celsius
Dormitórios: 18 graus Celsius
Fonte: Chauffage

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário