6 de abril de 2012

Modelo OSI x TCP/IP


O modelo Open System Interconnection (OSI) foi definido pela International Standards Organization (ISO) que descreve, padronizando, as funções de um sistema de comunicação por meio de 7 camadas hierárquicas. A camada inferior serve a superior, cada qual, escondendo sua complexidade e assumindo suas responsabilidades.

1: Physical Layer (Camada física): Tem a função de prover "meios mecânicos, elétricos, funcionais e procedurais para ativar a conexão física para a transmissão de bits". Ou seja, o papel dessa camada é transformar bits de computador em sinais eletromagnéticos (ou equivalentes) em um determinado meio de transmissão (sem fio, fibra, cabo, etc).

2: Data Link (Camada de enlace/ligação/link): Controla a camada física, detecta e se possível corrige erros que venham a ocorrer. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo, garantindo as camadas superiores uma conexão "virtualmente" sem erros. As topologias de rede estão relacionadas a essa camada (ponto-a-ponto, anel, estrela, barramento), os protocolos de acesso e a multiplexação (divisão do canal) TDM (divisão de tempo) e FDM (divisão de frequencia). 

3: Network Layer (Camada de rede): Controla a operação da rede de um modo geral. Suas principais funções são o roteamento dos pacotes entre origem e destino e o controle do congestionamento.
No TCP/IP os protocolos dessa camada são: IP, ICMP, ARP, RARP, 

4: Transport Layer (Camada de Transporte): É responsável por criar e manter um canal de comunicação entre dois sistemas, garantindo que os mesmos bits enviados serão os mesmos recebidos pelo receptor, na mesma ordem, sem modificação, perda ou duplicação. É essa a camada que pega a informação da camada superior (sessão/aplicação), dividi-a em pacotes, envia e no destino, recompõe a informação. No modelo OSI, orientado a conexão (connection oriented), essa camada faz controle de erro, serviço de confirmação e também o controle do sequenciamento dos pacotes, garantindo a que no destino, os pacotes sejam reagrupados na devida ordem.
No TCP/IP temos os três principais protocolos: TCP, UDP, RDP.

5: Session Layer (Camada de Sessão): Permite que duas aplicações, em diferentes computadores, estabeleçam uma sessão de comunicação. Essa característica não está presente na camada de aplicação do TCP/IP. Na verdade o TCP faz esse controle de sessão.

6: Presentation Layer (Camada de Apresentação): Também chamada de camada de tradução ou de sintaxe, pois essa comada é responsável por traduzir, transformar o formato do dado em um formato que a camada de aplicação consiga entender e manipular (transformar pacotes de bits em formato ASCII ou XML, por exemplo). No TCP/IP essa função é feita pela camada de aplicação.

7: Application Layer (Camada de Aplicação): É a camada mais superior do modelo, responsável por prover serviços para aplicações abstraindo a disponibilidade de comunicação em rede entre computadores. Além disso, nessa camada ocorrem as interações entre a aplicação e os usuários. 
Alguns exemplo de protocolos da cada de aplicação OSI são: FTAM (file transfer), X.400 (mail), CMIP (management information).

Um comentário: