1 de março de 2012

Motivação para Concurso Público

Uma causa, uma necessidade, uma grande oportunidade, um forte motivo: Assim, o adulto consegue mudar seus hábitos, postura e atitudes de como a conseguir passar num concorrido processo seletivo para um cargo público.
Com o aumento da concorrência, os candidatos a cargos públicos precisam estar dispostos a muito sacrifício na busca do conhecimento, do domínio dos conteúdos do edital. De acordo com os princípios da Andragogia, definidos por Malcolm Knowles, o adulto só aprende algo novo se perceber que precisa desse conhecimento. O candidato precisa decidir se realmente quer a aprovação e se realmente está disposto a percorrer o duro caminho da preparação.
Para evitar a decisão emocional, momentânea e passageira, Dale Carnegie, autor do Best-seller Como fazer amigos e influenciar pessoas, sugere o candidato cheque sua atitude por meio de quatro perguntas: Preciso desse cargo? Quero realmente assumir essa posição? Entendo que tenho plenas condições de assumir o cargo e concorrer a essa vaga? Vou até fim dessa caminhada em busca da aprovação, custe o que custar? Qualquer resposta negativa ou com alguma pitada de indecisão é indicativo de desistência na caminhada.
Como em qualquer desafio, a estratégia adotada pelo candidato poderá fazer toda a diferença. De acordo com o livro A Arte da Estratégia de Carlos Alberto Júlio, estratégia nada mais é do que o caminho a ser percorrido entre a situação atual e o objetivo a ser alcançado. A estratégia é a definição das ações necessárias para o atingimento da meta. Já o Plano de Ação, detalha como as ações serão feitas, quando, por quem, onde, quanto custarão e porque devem ser feitas.
Assim, o concurseiro aumenta suas chances de sucesso ao fortalecer sua motivação, checar sua atitude, definir com cuidado seu planejamento e executar com diligência seu plano de ação rumo à aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário