1 de março de 2012

Riscos dos projetos de sistema

Em busca de produtividade e redução de custos, a automação de processos por meio de sistemas computacionais apresenta-se como um caminho preferencial às empresas e ao Governo.
No entanto, o processo de desenvolvimento de software, chamada Engenharia de Software, demonstra baixo índice de previsibilidade e sucesso, de acordo com Standish Group, no estudo ChaosReport de 1995. Esse relatório apurou que, somente nos Estados Unidos da América (EUA), foram investidos 250 bilhões de dólares em 175.000 projetos. Desses, 31,1% foram cancelados antes de serem concluídos, desperdiçando 81 bilhões de dólares; 52,7% dos projetos custaram 189% do custo original; apenas 16,2% dos projetos tiveram sucesso.
O Chaos Report de 2010 demonstrou melhora nos índices: 37% dos projetos tiveram sucesso; 42% foram contestados e 21% fracassaram. Ainda assim, ao se comparar com projeto de engenharia civil e outras áreas, a índice de sucesso é muito baixo, exigindo a busca de alternativas para a melhoria dos processos de desenvolvimento de sucesso.
Em 2000, Kent Beck, Mike Beedle e outros 15 experientes e consagrados desenvolvedores escrevem o Manifesto Ágil, composto de 4 valores (indivíduos e suas interações, funcionamento do software, colaboração dos clientes, capacidade de resposta às mudanças) e 12 princípios que visam acelerar o processo de desenvolvimento e a melhoria da qualidade do software. O Standish Group divulgou que em 2010 o uso dos processos ágeis cresceu 22% e é usado em 9% de todos os projetos de software. Nos projetos de novos softwares a adoção é expressiva, chegando a 29% dos projetos.
O Instituto de Engenharia de Software da Carnegie Mellon divulgou em 2006 um relatório com as melhorias obtidas pela adoção ao CMMI-DEV – modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade dos processos de desenvolvimento de software: redução média de 34% nos custos e de 50% nos prazos; aumento de 61% na produtividade e 48% na qualidade do software. Esse reconhecimento modelo de qualidade é adotado pelas melhores e maiores empresas de software de todo o mundo já que é o padrão adotado pelo Governo Americano para avaliação da qualidade de software.
Ainda que existam relevantes riscos no processo de desenvolvimento de software, existem também métodos e ferramentas para mitigá-los. Resta aos clientes e usuários a maior exigência na qualidade dos softwares, levando assim a massificação do uso das melhores práticas e métodos de engenharia de software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário