7 de março de 2012

Entendendo SAX e DOM em XML

 O W3C especificou dois mecanismos para acessar a documentos XML e trabalhar com eles. Tratam-se simplesmente de umas normas que indicam os desenvolvedores à maneira de acessar aos documentos. Estas normas incluem uma hierarquia de objetos que têm alguns métodos e atributos com os quais teremos que trabalhar e que nos simplificarão as tarefas relativas ao percurso e acesso às partes do documento.

Estes dois mecanismos denominam-se SAX e DOM. SAX utiliza-se para fazer um percurso da seqüência dos elementos do documento XLM e DOM implica a criação de um fluxograma na memória que contém o documento XML, e com ele na memória podemos fazer qualquer tipo de percurso e ações com os elementos que quisermos.

Pode-se programar com a linguagem de programação que desejarmos para acessar a um documento XML. Os criadores da linguagem são os responsáveis de criar umas API que cumpram as especificações de XML para que logo os desenvolvedores de cada linguagem as encontrem e possam trabalhar com elas. Uma linguagem típica para trabalhar com XML é Java e, neste caso é SUN Microsystems a encarregada de prover o API que o W3C especificou e portanto, os desenvolvedores em Java contam com umas aulas especiais que SUN criou para programar com XML.

Nenhum comentário:

Postar um comentário