27 de fevereiro de 2012

Tipos de portais corporativos

Os portais corporativos podem ser classificados de acordo com sua principal utilização na empresa.

Portais de negócios – São equivalentes aos portais comerciais. Esse tipo de portal tem como função tornar disponíveis, aos usuários da empresa, as informações necessárias  para tomada de decisões de negócio da instituição, como relatórios, pesquisas, paginas web, vídeos, etc.


Portais de conhecimento – São pontos de convergência dos portais de informações, capaz de implementar tudo o que os outros tipos de portais implementam e de fornecer conteúdo personalizado de acordo com o tipo de atividade de cada usuário.


Portais de suporte à decisão – Estes portais permitem que os usuários organizem e encontrem informações corporativas em um conjunto de sistemas que constituem a cadeia produtiva de informações de negócios. E para isso, o portal usa ferramentas inteligentes e aplicativos para capturar informações em data warehouses ou em sistemas externos à empresa.


Portais de informações empresariais – Usa metadados e XML para integrar dados não estruturados, mantidos em arquivos, relatórios, e-mails e etc, aos dados estruturados das bases de data warehouses, fornecendo informações institucionais a partir de uma interface individualizada, a intranet.


Portais de informações e conteúdo - São capazes apenas de organizar grandes acervos de conteúdo a partir de termas e assuntos neles contidos, conectando as pessoas às informações. Como exemplo tem-se os portais de busca e os portais públicos. Nesses portais não há preocupação com a interatividade e o processamento cooperativo.


Fonte: Comentário no site Questões de Concursos

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