11 de abril de 2012

Papel e características de um gerente de projeto

O papel de um gerente de projeto difere de um gestor administrativo ou da área de produção, que visam atingir os resultados por meio da execução e de melhorias dos processos já definidos, na forma de atuação e, as vezes, na estrutura organizacional.
De acordo com a empresa, os gestores de projetos podem se reportar a um gerente funcional ou a um gerente de programa, ou a um gerente de portfólios ou ainda a um gerente de escritório de projetos. Em todos os casos, o objetivo é atender, cumprir com os requisitos do projeto, definidos pelo cliente.
Para uma gestão eficaz, além da estrutura funcional, faz-se necessário ao gestor um conjunto de habilidades e competências que podem ser agrupadas em três características chaves:

  1. Conhecimento: Domínio do conhecimento sobre os processos, sobre o gerenciamento de projetos
  2. Desempenho: Capacidade do gerente de projetos de realizar, de executar o que foi planejado, de acordo com seu conhecimento de gerenciamento de projeto.
  3. Pessoal: Refere-se ao comportamento do gerente na execução do projeto. Essa efetividade envolve atitudes e habilidades de liderança, como: capacidade de orientar a equipe do projeto, relacionar-se e conseguir a cooperação das demais áreas envolvidas; comunicar-se adequadamente envolvendo as pessoas e informando as partes interessadas.



Fonte: PMBOK 4ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário